Conheça os Laboratórios das Engenharias  

  • Compartilhar
Terça-feira, 27 de Setembro de 2016 às 14h33

Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, a analisar e a controlar máquinas operadas manualmente ou eletronicamente. A Escola de Exatas da UniNorte possui mais de 20 laboratórios que atendem os cursos de Engenharias, dentre eles, o Laboratório de Pneumática e Automação Industrial, o Laboratório Termodinâmico e o Laboratório Melatográfico.

A indústria metalúrgica e química procura profissionais que entendam de máquinas e automóveis, que dominem o conhecimento petroquímico, alimentício e farmacêutico. E para isso, nossos alunos estão se preparando no Laboratório de Pneumática e Automação Industrial aprendendo a instalar sistemas de automação, como sensores, redes industriais e controles de temperatura e pressão. No futuro eles serão gestores de máquinas inteligentes e robotizadas no desenvolvimento de freios de caminhões e ônibus na criação de movimentos mecânicos lineares, angulares e rotativos.

img_9472_1 img_9475_1 img_9479_1

 Bloco de Distribuição, Linha de Produção Didática e mão robótica.

 

Estudar a maneira como a energia se movimenta é o que os alunos de exatas sabem fazer muito bem no Laboratório Termodinâmico, local onde eles aprendem a utilização direta desse princípio em motores de combustão importantíssimo para os motores de carros, caminhões e tratores, nas turbinas com aplicação em aviões.

A Termodinâmica atua na indústria de laticínios na transferência de calor, pasteurizando queijos e manteiga. Na arquitetura, usa a energia solar para substituir aquecedores de água que funcionam com energia elétrica ou com queima de combustível. Nas siderúrgicas, as altas temperaturas dos fornos causam a fusão de várias substâncias, permitindo a sua combinação e produzindo diferentes tipos de aço.

img_9485_1 img_9481_1  img_9489_1

img_9486_1 img_9485_1 img_9483_1

Máquinas Térmicas e Vibrações e Torre de Resfriamento 

 

Falando em aço, no Laboratório de Melatografica nossos alunos estudam a morfologia e estrutura dos metais. Seguindo um plano de interesse da amostra que corta, lixa, poli e aplica reagente químico revelando as diferentes constituintes que compõe o metal. Através destas análises é possível determinar diversas características do material, inclusive a determinação das causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas.

img_9497_1 img_9509_1  img_9502_1

Politriz e Embutidos

Você sabia que fazer Engenharia na UniNorte  vale muito a pena?

Confira os cursos de Exatas que foram  reconhecidos em 1º lugar no Ranking Universitário da Folha 2016:

Engenharia Civil – 1º lugar

Engenharia de Controle de Automação – 1º lugar

Engenharia de Produção – 1º lugar

Engenharia Elétrica – 1º lugar

Engenharia Mecânica – 1º lugar

Veja a matéria completa, clique aqui.

———

Descubra a profissão que mais combina com você! Faça o teste agora no “Detector de Carreiras” e veja as que se encaixam no seu perfil.

detector_carreiras

Já fez sua inscrição para o Vestibular do dia 08 de outubro? Aproveite! São mais de 200 bolsas de estudos para os primeiros lugares. Sabia que 8 a cada 10 egressos já saem da UniNorte empregados? E tem mais. Depois de formados eles têm em média mais de 80% de aumento salarial.

inscrevase